Dia da Árvore desperta a conscientização ambiental
Publicado em: 22.09.2017Ações integradas entre as Secretarias Municipais de Educação de Lontras e Apiúna e a Usina Hidrelétrica Salto Pilão envolveu alunos e a comunidade em comemoração ao Dia da Árvore (21/09).
Sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância das árvores e dos mananciais hídricos. Foi com esse propósito que o Consórcio Empresarial Salto Pilão (CESAP), responsável pela Usina Hidrelétrica Salto Pilão, realizou o plantio de cerca de 200 mudas nativas e frutíferas no entorno do Ribeirão Concórdia, nas proximidades da Escola Municipal Laura Samuleski, em Lontras, e no entorno do Centro de Educação Infantil Sonho Encantado na localidade de Subida, em Apiúna.
A iniciativa aconteceu nos dias 21 e 22 e fez alusão ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, com o envolvimento de alunos, professores e a comunidade em geral.
Área da Usina é referência
Desde o período de implantação, a Usina Hidrelétrica Salto Pilão, tem realizado uma robusta ação de recomposição da mata ciliar junto ao rio Itajaí-Açu, com destaque para a área localizada no bairro Riachuelo, em Lontras. A área tem cerca de 25 hectares de área de preservação permanente, protegida por lei federal.
A atividade vem sendo desenvolvida com planejamento e orientação de profissionais, além de apoio técnico e logístico da usina. Na área que há 10 anos havia apenas uma pastagem, sem vida, hoje percebe-se uma floresta em fase de regeneração, com atração de uma fauna bem diversificada.
Com esta implantação da faixa de proteção ciliar, foram reintroduzidas na área cerca de 30 mil mudas de árvores nativas, de variadas espécies da Mata Atlântica. Para cada um dos 25 hectares da APP, foram plantadas cerca 1.100 mudas. “Com o enriquecimento de mudas de árvores e manutenção das áreas em recomposição, muitas outras espécies foram surgindo naturalmente”. Na área, há duas nascentes recuperadas, que antes secavam em qualquer período de estiagem.
Além de servir de suporte para a fauna e flora regionais, a faixa de proteção do reservatório reduz a erosão, o assoreamento e a poluição, com resultados positivos junto à comunidade e ao meio ambiente.
Comunicação Social
Contato do CESAP para relacionamento social
comunicacao@usinasaltopilao.com.br
47 3353-9106