História
Navegue pela nossa linha do tempo
-
1991
A Japan International Cooperation Agency (JICA) realiza o inventário da Bacia do Rio Itajaí-Açu e elabora o "Estudo de Pré-Viabilidade dos Aproveitamentos de Energia Hidrelétrica de Salto Pilão, Dalbérgia e Benedito Novo", denominado de Plano Master.
-
1992
Desenvolvido o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).
-
1994
A Nippon Koei Company, também do Japão, avalia o relatório final da JICA e entrega o relatório com Estudo de Viabilidade Técnica da Usina.
-
2001
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) leiloa o aproveitamento de Salto Pilão que foi arrematado pelo Consórcio Empresarial Salto Pilão (CESAP)
-
2002
Assinatura do decreto "Outorga da concessão para exploração de potencial hidráulico, por meio de uma usina hidrelétrica denominada Salto Pilão, em trecho do Rio Itajaí, no Estado de Santa Catarina".
-
2003
Obtenção das Licença Ambiental Prévia (LAP) e da Licença Ambiental de Instalação (LAI).
-
2006
Início das obras da usina Hidrelétrica Salto Pilão.
-
2009
FATMA emite Licença Ambiental de Operação (LAO) até 2012.
-
2009
A Usina Salto Pilão entra em funcionamento, iniciando a operação comercial.
-
2012
FATMA renova Licença Ambiental de Operação (LAO) da UHESP até 2020.
-
2021
Usina Salto Pilão completa 12 anos de Operação Comercial
-
2022
20 anos de constituição do CESAP – Consórcio Empresarial Salto Pilão com a responsabilidade pela concessão e operação da Usina Hidrelétrica Salto Pilão junto ao rio Itajaí-Açu, entre os municípios de Apiúna, Ibirama e Lontras, na região do vale do Itajaí, em Santa Catarina.