Pesquisa e Desenvolvimento
Inovação deve ser perseguida sempre. É por isso, que o CESAP apoia ações de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em prospecção de iniciativas inovadoras que agreguem valor ao negócio e atender as diretrizes do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
As atividades de P&D são estruturadas por meio de projetos, cujos resultados e produtos são concebidos para atender às necessidades estabelecidas e aumentar o acervo e uso de conhecimentos em produtos ou processos, novos ou tecnologicamente aprimorados.
RegrasA atividade de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no setor elétrico é objeto de uma série de leis específicas e é regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Lei nº 9.991, de 24 de julho de 2000, estabeleceu as diretrizes básicas do Programa Nacional de P&D para o setor. A legislação instituiu um percentual de investimento em P&D que empresas de energia elétrica devem fazer anualmente.
Em conformidade com a Lei no 9.991, de 24 de julho de 2000, as concessionárias de serviços públicos de distribuição, transmissão ou geração de energia elétrica, as permissionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica e as autorizadas à produção independente de energia elétrica, devem aplicar, anualmente, um percentual mínimo de sua receita operacional líquida – ROL em projetos de P&D e em eficiência energética – EE, segundo regulamentos estabelecidos pela ANEEL.
Os resultados dos projetos de P&D e os recursos realizados são avaliados e fiscalizados pela ANEEL.
Como participar?O CESAP busca parceiros e projetos qualificados para desenvolver o programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Esses parceiros podem ser de instituições públicas e privadas de Pesquisa, empresas de consultoria, fabricantes de materiais e equipamentos e empresas do setor. As propostas deverão estar pautadas pela busca de inovações para fazer frente aos desafios tecnológicos e de mercado das empresas de energia elétrica.
Os projetos serão avaliados internamente com base nos seguintes critérios: originalidade, aplicabilidade, relevância e razoabilidade dos custos.
Para envio de propostas de projeto, entre em contato com o CESAP através do email comunicacao@usinasaltopilao.com.br