Polícia Militar Ambiental e CESAP promovem o 1º Programa do Protetor Ambiental em Lontras

Publicado em: 08.08.2022

Cerca de 25 estudantes de 11 a 14 anos da Escola de Educação Básica Regente Feijó, de Lontras, integrarão o 1º Programa Protetor Ambiental (PROA), que será desenvolvido durante o segundo semestre escolar de 2022 pela Polícia Militar Ambiental (PMA) com o apoio do Consórcio Empresarial Salto Pilão (CESAP).

A solenidade da aula inaugural da 1ª Turma de Protetores aconteceu na terça-feira, 2/8, na Câmara Municipal de Lontras, com a presença do comando da Polícia Militar Ambiental, professores, pais e alunos.  Na oportunidade, o psicanalista Gabriel Gómez realizou uma palestra sobre o tema “Família: aprendendo a lidar com as emoções”.

O capitão do Pelotão da PMA/Rio do Sul, Charles Wilson de Souza, informou que os alunos receberão todos os materiais didáticos durante o curso, com destaque para o fardamento composto pelo uniforme verde, boné, cantil, botas de couro.

O cabo e instrutor André Borguesan destacou que o projeto visa desenvolver atividades voltadas ao meio ambiente junto aos alunos no contra turno escolar, com aulas teóricas e práticas, saídas de campo e excursões de estudos. Para participar do Programa, os alunos passaram por um processo seletivo, com avaliação de desempenho escolar e comportamento.  “Os alunos que se formarem se tornarão protetores ambientais e vão poder realizar e participar de palestras e ações voltadas ao meio ambiente no município”, enfatizou Borguesan.  

Para o Gerente Geral do CESAP, Luís Cláudio Ribeiro, projetos desta envergadura evidenciam a importância da celebração de parcerias entre as instituições na implantação de projetos socioambientais estruturantes. “O Programa dos Protetores vem para desenvolver uma consciência em relação à importância da preservação do meio ambiente e integração social, bem como fortalecer o espírito de coletividade e engajamento entre os participantes e as instituições da nossa região” destacou Luís Cláudio.

O Programa

O Programa Protetor Ambiental (PROA) nasceu na cidade de Rio do Sul, no ano de 1999, e ao longo da sua história cresceu e se desenvolveu alcançando todo o Estado de Santa Catarina.  Atualmente conta com grande número de alunos formados num programa composto por atividades pedagogicamente definidas, padronizadas e delineadas com o propósito de contribuir na prevenção do meio ambiente e a reprodução de comportamentos adequados à preservação do meio ambiente em todas as suas nuances. Os Protetores Ambientais realizarão saídas de campo, viagens de estudo, limpeza de mananciais, blitz ecológicas e atividades de cunho social com as comunidades onde vivem.

 

 


Comunicação Social
Contato do CESAP para relacionamento social
comunicacao@usinasaltopilao.com.br
(47) 3353-9106