Projeto PVE encerra ciclo de 5 anos com importantes resultados para a Educação de Apiúna e Ibirama

Publicado em: 23.11.2021

As Secretarias Municipais de Educação Apiúna e Ibirama (representadas pelas equipes de Gestores, Diretores e de Mobilização Social), Consórcio Empresarial Salto Pilão (CESAP), Instituto Votorantim e o CEDAC (Comunidade Educativa) realizaram nos dias 16 e 17/11, os eventos de encerramento das atividades do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), com apresentação de ações e resultados do programa.  

O PVE, desenvolvido pelo Instituto Votorantim com o apoio do CESAP nos anos de 2017 a 2021, teve como objetivo apoiar a melhoria da qualidade do ensino dos municípios de Apiúna e Ibirama.

O evento, nos dois municípios, foi composto por um Seminário de Boas Práticas nas frentes de Gestão Escolar, Educacional e de Mobilização Social, além de apresentações culturais e aplicação da avaliação das matrizes de competências. As Secretarias apresentaram as competências priorizadas em 2021, nas quais foram realizadas ações como o planejamento institucionalizado, busca ativa escolar, informatização dos documentos escolares, avaliações diagnósticas, dentre outros.

Cerca de 20 gestores escolares participaram das formações desenvolvidas pelo PVE no decorrer do ano, com impacto positivo para centenas de professores, garantindo assim melhorias das práticas pedagógicas para mais de quatro mil alunos em Apiúna e Ibirama.

Impactos Positivos

A Secretária Municipal de Educação de Ibirama, Marilene Colett Krause, destacou que o PVE, desde o seu início em 2017, contribuiu para atender as demandas do município na formação dos profissionais e na elaboração de estratégias para o desenvolvimento de um ensino de qualidade. “Se Ibirama é uma referência na qualidade do ensino, devemos muito às parcerias, com destaque ao PVE e ao CESAP.  Temos a convicção que podemos fazer ainda mais pela educação por meio do trabalho coletivo. Com muitas mãos e parcerias estamos colhendo resultados efetivos, celebrando e valorizando as conquistas que contribuem para a qualificação da educação”.

Já a Secretária de Apiúna, Neusa Ana S. Angioletti, destacou as ações do PVE com ênfase nos anos de 2020 e 2021 que foram muito desafiadores em função da Pandemia. “Tivemos que nos reinventar e aplicar todo conhecimento para superar este desafiador momento. Iniciamos o ano sem que os nossos alunos pudessem frequentar as escolas.  Mas conseguimos promover uma importante Mobilização, dando as mãos e unindo esforços em um único objetivo: fazer com que a educação chegasse a todos. Foi um grande desafio para garantir o direito à educação de nossas crianças e jovens. Com o apoio do PVE, com a formação e mentorias alinhadas foi possível retomar o ano letivo e continuar impactando de forma positiva a vida de todos os alunos. Foi muito gratificante”, assinalou.

Apoio do CESAP

O Gerente do CESAP, Luís Cláudio Ribeiro, destacou que o Consórcio, celebra com muita honra e satisfação todos os resultados positivos alcançados em Apiúna e Ibirama. “O CESAP, através das Consorciadas CBA, DMEE e CGEP sente-se honrado em ter contribuído para esta parceria do PVE em prol da educação dos municípios de Apiúna e Ibirama. Após cinco anos de um importante trabalho coletivo, o PVE se encerra após um ciclo de cinco anos nos deixando um importante legado e que representa  um novo horizonte para a Educação, com a certeza de que juntos somos mais fortes”, avaliou.

O CESAP rende seus agradecimentos às Secretarias de Educação de Apiúna e Ibirama, mobilizadores, diretores, professores, coordenadores e secretários das escolas municipais, estudantes, famílias e a todas as demais instituições pelo empenho e dedicação em prol da Educação de qualidade.