UHE Salto Pilão realiza resgate de ictiofauna

O resgate pode acontecer a qualquer momento do dia ou da noite e é realizado seguindo todos os procedimentos de segurança necessários para a execução da atividade.
Publicado em: 16.02.2017

O Consórcio Empresarial Salto Pilão (CESAP) realiza, desde o início da operação comercial da UHE Salto Pilão, um conjunto de ações e medidas para conhecer as espécies de peixes do rio Itajaí-Açu, além de manter, de forma constante, o programa de resgate no trecho de vazão reduzida logo após a barragem. 

  De forma coordenada com a equipe de Operação da Usina, o resgate é feito pela empresa Academa nas poças d´água e nas cavidades que se formam entre as pedras nos períodos de baixas afluências do Rio. “Com isso, evitamos a mortandade e fazemos o resgate e salvamento dos peixes”, destacou Silvio Murilo, biólogo responsável pela atividade. As espécies mais resgatadas são o mandin e o cascudo. 

As capturas são realizadas por uma equipe capacitada da Academa, observando todos os critérios de segurança. Os peixes capturados são transpostos em uma área localizada 100 metros à jusante do reservatório ou no próprio reservatório.

 

Comunicação Social
Contato do CESAP para relacionamento social
comunicacao@usinasaltopilao.com.br
47 3353-9106