Usina Salto Pilão comemora 11 anos de Operação Comercial

Publicado em: 14.12.2020

Há 11 anos, no dia 11 de dezembro de 2009, era acionada a primeira das duas unidades geradoras da Usina Hidrelétrica Salto Pilão, marcando o início das atividades deste importante Empreendimento.

Ao longo desta história, a usina tem cumprido sua missão de gerar energia com segurança, sficiência e responsabilidade socioambiental, contribuindo com o desenvolvimento do Estado de Santa Catarina.

Com uma Política Socioambiental estruturada, o Consórcio Empresarial Salto Pilão - CESAP, responsável pela concessão do empreendimento, destina recursos através de projetos socioambientais nas áreas da educação, meio ambiente, esportes, cidadania e cultura.

Através do conceito de Sustentabilidade Dinâmica desenvolvido pelo próprio Consórcio que tem como premissa a atuação em projetos socioambientais estruturantes através sólidas parcerias em ações espontâneas e que vão além das obrigações legais, com objetivo de contribuir de forma efetiva para uma participação transformadora junto à comunidade.

Desde o início da construção do empreendimento, o CESAP também tem destinado recursos para a conservação e preservação ambiental por meio dos programas ambientais que monitoram, recuperam e preservam aspectos da fauna e da flora da região.

Há que se destacar também que após a entrada em operação comercial, o Consórcio já destinou cerca de R$ 55 milhões em Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos (COFURH, também conhecida como Royalties). Conforme a legislação vigente, este valor é distribuído aos municípios (65%), Estado (25%) e União (10%) ao longo de toda a concessão do empreendimento.

Junto à comunidade, são mantidos os canais abertos de comunicação, sempre visando um relacionamento de respeito mútuo e buscando sempre contribuir em prol do bem comum.  

 “Temos o orgulho de afirmar que a UHE Salto Pilão é um empreendimento de referência no setor elétrico brasileiro, gerando energia de forma sustentável com segurança, eficiência e responsabilidade socioambiental. Tudo isso, graças ao comprometimento e dedicação da nossa equipe, o apoio da Alta Direção e as parcerias que temos celebrado”, destaca o Gerente Geral do CESAP, Luís Cláudio Ribeiro.

 

A USINA

A Usina Hidrelétrica Salto Pilão está localizada no rio Itajaí-Açu, entre os municípios de Apiúna, Ibirama e Lontras, no Vale do Itajaí. Possui potência instalada de 191,89 MW, equivalente ao consumo de uma cidade com cerca de 700 mil habitantes. O CESAP é integrado pelas empresas consorciadas Companhia Brasileira de Alumínio/Votorantim (CBA), DME Energética (DMEE) e Companhia Geradora de Energia Pilão (CGEP).

 

 


Comunicação Social
Contato do CESAP para relacionamento social
comunicacao@usinasaltopilao.com.br
(47) 3353-9106