Colaboradores do CESAP visitam o Complexo Ventos do Piauí

A visita foi viabilizada pela Diretoria do CESAP com o objetivo de integração entre equipes bem como conhecimento em relação à geração de energia eólica.
Publicado em: 24.09.2018

No último dia 11 de setembro, os profissionais do CESAP, Edemir Martins (Operador), José Porto (Manutenção) e Marlos Schnaider (Administrativo), realizaram uma visita técnica e institucional às instalações do Complexo Eólico Ventos do Piauí, no Nordeste brasileiro.

A visita foi viabilizada pela Diretoria do CESAP com o objetivo de integração entre equipes bem como conhecimento em relação à geração de energia eólica.

Para o Operador Edemir, com quase 30 anos de experiência profissional, esta foi uma grande oportunidade para conhecer a Energia Eólica, um sistema de geração diferente do qual está habituado (fonte hídrica). “Os estudos de comportamento do vento é fantástico, fazendo que aquela seja a melhor região do mundo para eólicas”, destacou.

Já para o Assistente Administrativo Marlos Schneider, o tamanho das torres e a equipe operacional reduzida foi o que mais chamou a atenção.

José Porto destacou a diferença cultura dada região, comparado com o Vale do Itajaí e o forte calor de 40 graus.

Um destaque comum observado pela equipe foi o conhecimento do Gerente Higor Américo, “Um apaixonado pela geração de energia eólica”, afirmaram.

 

Características técnicas e socioambientais

O Complexo Eólico Ventos do Piauí foi inaugurado pela Votorantim Energia neste ano de 2018, no município de Curral Novo do Piauí, junto à região da Serra do Inácio. Conta com sete parques eólicos com 98 aerogeradores, com capacidade instalada de 206 MW. 

Durante a execução, o complexo foi submetido a um rígido processo de licenciamento ambiental, amplo diálogo com a comunidade de entorno e anuência das Prefeituras de Paulistana, Curral Novo do Piauí e Betânia do Piauí para a implantação.

A energia eólica provém de uma fonte inesgotável, limpa, não produz gases de efeito estufa e requer menos terreno na instalação, com baixo impacto ambiental.

A Votorantim Energia tem investido neste tipo de energia na região do Nordeste brasileiro considerada de maior eficiência do mundo em termos de energia eólica. Além disso, os parques eólicos são uma solução limpa e de baixo impacto ambiental, geram renda para as populações e comunidades onde estão inseridos e requerem o mínimo de uso de terras sem comprometer a utilidade da área pelos seus proprietários.  O proprietário da área recebe mensalmente um montante financeiro que é calculado baseado no número de aerogeradores, instalados em sua propriedade, e na quantidade de energia produzida.

 

Agradecimento

A equipe do CESAP agradece a Alta Direção do CESAP  pela oportunidade de integração e aprendizado.




Comunicação Social
Contato do CESAP para relacionamento social
comunicacao@usinasaltopilao.com.br
(47) 3353-9106