Governança Corporativa

A Administração do CESAP é composta por um Conselho Deliberativo, não remunerado, formado por um representante efetivo e um membro suplente de cada consorciada. Este Conselho é responsável por instituir as principais políticas, diretrizes e metas, bem como por nomear a Diretoria Executiva, composta de dois membros, sendo um deles Diretor Superintendente e o outro Diretor.

A liderança do Consórcio cabe à CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, a qual é responsável, perante à ANEEL e o Poder Concedente, pelo cumprimento dos compromissos assumidos no Contrato de Concessão, sem prejuízo da responsabilidade solidária das demais consorciadas perante a ANEEL e o Poder Concedente nos estritos termos previstos no Edital e no Contrato de Concessão, cabendo à Líder, todo relacionamento com a ANEEL e o Poder Concedente.

A Diretoria Executiva é composta por dois Diretores, sendo um deles designado Diretor Superintendente e o outro Diretor. O prazo de mandato é de dois anos, sendo permitida a reeleição. Os membros da Diretoria têm poderes de gestão interna e de representação do CESAP, no que não conflitem com a representação exercida pela Líder, observadas as orientações do Conselho Deliberativo.

A Administração do CESAP conta ainda com a seguinte estrutura auxiliar: a) uma equipe própria de suporte à Diretoria; b) quatro comitês, sendo um Comitê Técnico, um Comitê Administrativo/Financeiro, um Comitê Socioambiental e um Comitê Jurídico, c) Estrutura integrada por prestadores de serviços contratados.

Os Comitês são compostos por profissionais indicados pelas Consorciadas e têm caráter técnico e sua atribuição básica é emitir opiniões, comentários, esclarecimentos para subsidiar as deliberações do Conselho Deliberativo, ao qual se reportam.

Todas as atividades necessárias são executadas por equipe própria do CESAP e mediante contratos de prestação de serviços celebrados com terceiros, havendo atividades parcialmente contratadas com terceiros e que requerem o acompanhamento, revisão e fiscalização de equipe própria do CESAP.

Estrutura Organizacional da Usina Salto Pilão
Política
Visão
Valores