UHE Salto Pilão completa 14 anos de operação comercial

No dia 11 de dezembro de 2009, entrava em operação comercial a 1ª unidade geradora da Usina Hidrelétrica Salto Pilão
Publicado em: 11.12.2023

Nesta segunda-feira, dia 11 de dezembro, a Usina Hidrelétrica Salto Pilão comemora 14 anos de operação comercial, cumprindo com a sua missão de gerar energia com segurança, eficiência e responsabilidade socioambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável do Vale do Itajaí e do Estado de Santa Catarina.

Localizada nos municípios de Apiúna, Ibirama e Lontras, com capacidade instalada de 191,89 megawatts (MW) e conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), a UHE Salto Pilão gera energia suficiente para atender a uma demanda de cerca 700 mil pessoas.

Nestes 14 anos já foram mais de 13,6 milhões de MWh de energia produzida, contribuindo para a segurança e confiabilidade do Sistema Elétrico Brasileiro.

Além do compromisso de gerar energia, a UHE Salto Pilão desde a sua implantação contribui também, de forma espontânea, através de projetos estruturantes nas áreas de educação, saúde, cidadania, esporte, cultura e meio ambiente por meio de sólidas parcerias e que têm o mesmo propósito de atuação em prol do bem comum.

Além disso, mantém uma permanente agenda de educação ambiental no Vale do Itajaí, sempre com as portas abertas do empreendimento para a integração com escolas, universidades e entidades na busca constante da propagação do conhecimento.

“A UHE Salto Pilão é reconhecida como uma referência no Setor Elétrico em todos os quesitos, o que para nós é um orgulho, reflexo do trabalho de excelência desenvolvido pela nossa equipe e parceiros, todo o apoio da Alta Direção e das Consorciadas CBA, DMEE e GEP. Ser de fato uma energia transformadora, e ir além das nossas obrigações legais. É o que chamamos de Sustentabilidade Dinâmica”, destaca o Gerente Geral do CESAP, Luís Cláudio Ribeiro. 

O CESAP

O Consórcio Empresarial Salto Pilão é a empresa responsável pela concessão e operação da Usina Hidrelétrica Salto Pilão, instalada no rio Itajaí-Açu, entre os municípios de Apiúna, Ibirama e Lontras, na região do Vale do Itajaí. Tem como consorciadas, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) com 60%, DME Energética, com 20% e a Geração de Energia Pilão (GEP) com 20%.

Sustentabilidade Dinâmica, este é o nosso compromisso!




Comunicação Social
Contato do CESAP para relacionamento social
comunicacao@usinasaltopilao.com.br
(47) 3353-9106