UHE Salto Pilão e os impactos da severa estiagem na geração de energia

Publicado em: 30.06.2020

Ao longo do ano de 2020 tem-se verificado uma considerável redução da vazão no Rio Itajaí-Açu em função da severa estiagem que atinge a região Sul do país e, de forma específica, a região do Vale do Itajaí na qual está inserida a UHE Salto Pilão.

Segundo dados do Consórcio Empresarial Salto Pilão (CESAP), responsável pela concessão da hidrelétrica, o histórico de vazões – aferidos, principalmente, durante a fase de Operação Comercial da UHE Salto Pilão desde 2009 -  demonstra que os volumes de vazão no ano de 2020 do rio Itajaí-Açu, na região à montante do reservatório da Usina, tem apresentado valores abaixo das médias históricas. No acumulado do ano (janeiro a maio), a vazão média registrada está 80% abaixo da vazão média prevista para o período.

 Como o reservatório do empreendimento, por sua característica construtiva à fio d’água, não tem capacidade de acumulação de água, as Unidades Geradoras da UHE Salto Pilão encontram-se paradas desde o dia 18 de abril.

 O Consórcio informa que a condição operativa será mantida enquanto permanecerem as condições climáticas desfavoráveis às chuvas na região.

 

 


Comunicação Social
Contato do CESAP para relacionamento social
comunicacao@usinasaltopilao.com.br
(47) 3353-9106