Municípios de Ibirama e Apiúna destacam-se no PVE e renovam a pactuação pela Valorização da Educação de Qualidade

Publicado em: 20.02.2019

Os municípios de Apiúna e Ibirama renovaram, nesta semana (19 e 20/02), a Pactuação ao PVE para o ano de 2019, viabilizado pelo Consórcio Empresarial Salto Pilão (CESAP), com o compromisso de engajar e aplicar a ferramenta para o aprimoramento das políticas municipais de educação, fortalecimento das competências dos gestores educacionais e escolares, além de estimular ações de articulação e mobilização junto a diversos públicos, de forma a promover a  participação social e a melhoria da qualidade da educação pública.

As Secretarias Municipais de Educação de Apiúna e Ibirama, além da Gerência e área Socioambiental do CESAP, participaram da Oficina de Pactuação do PVE em São Paulo, cujo evento contou com a participação de profissionais da área de educação de 100  municípios de todas as regiões do Brasil.

Na oportunidade, foram apresentados os resultados já conquistados com o PVE, com destaque para a melhora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). No Brasil, 100 municípios são atendidos pelo Programa, beneficiando cerca de 350 mil alunos em 17 estados brasileiros onde a Votorantim está presente por meio de seus negócios.

O evento foi marcado ainda por diversas reflexões sobre como as empresas privadas, em parceria com o poder público e a sociedade, podem contribuir com a melhoria da educação pública brasileira.

A abertura do evento foi realizada por Ana Helena de Moraes Vicintim, vice-presidente do Instituto Votorantim e Cloves Carvalho, diretor presidente do IV, que destacou a importância das empresas parceiras e investidas da Votorantim como agentes de mudança para o país, com base na formação e exercício da cidadania, através do desenvolvimento e qualificação da gestão.

 

Municípios são destaques no PVE

O município de Ibirama recebeu na terça-feira, 19, durante a Oficina de Pactuação do Programa Parceria pela Valorização da Educação 2019 (PVE), a premiação da Escola Destaque Nacional de Acompanhamento de Aprendizagem com o inédito trabalho realizado no Centro de Educação Infantil Ruth Schlei, do Bairro Ponto Chic.  Foram 10 escolas premiadas, dentro de um universo de 1.200 escolas participantes no PVE no cenário nacional. Ibirama também foi finalista na Categoria Destaque Nacional em Gestão Escolar, responsável pela formação dos gestores escolares.

Em dois anos de adesão ao PVE, este foi o segundo reconhecimento da região no Programa. Em 2017, o Projeto “A Educação a favor da Saúde”, realizado por estudantes da rede municipal de Ensino de Apiúna, foi o Destaque Nacional dos Criativos da Escola, dentre quase 1500 projetos inscritos.

Para a Secretária Municipal de Educação, Marilene Collet Krause, em sua marcante participação no Painel de Boas Práticas em Tutorias para Professores destacou, para profissionais dos 100 municípios, que o PVE tem auxiliado no engajamento das pessoas, na articulação e sinergia com outras áreas do poder público e sociedade. “E o melhor de tudo: o PVE está nos auxiliando em oferecer melhores oportunidades e dar as condições que os estudantes precisam para desenvolver suas competências e habilidades”.

 

PVE agora é Parceria Pela Valorização da Educação

Com o ingresso de uma nova empresa apoiadora, a Suzano - que atua no ramo de papel e celulose - o Programa Parceria Votorantim pela Educação ganha nova designação e um sentido ainda mais amplo de grandeza: Parceria Pela Valorização da Educação.

O PVE é uma iniciativa robusta destas empresas que busca contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios, por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional.

Na região, o Programa PVE é desenvolvido através do Consórcio Empresarial Salto Pilão (CESAP), responsável pela concessão e operação da Usina Hidrelétrica Salto Pilão e que tem como consorciadas a CBA (Votorantim), DMEE Energética e CGEP.

 

 

 


Comunicação Social
Contato do CESAP para relacionamento social
comunicacao@usinasaltopilao.com.br
(47) 3353-9106