O CESAP participa de ação voluntária pelo Rio Itajaí, em Rio do Sul

Através da Campanha “O Rio Itajaí pede a nossa ajuda”, CESAP participou de mobilização que recolheu cerca de 700 quilos de lixo do rio Itajaí-Açu
Publicado em: 23.10.2018

Cerca de 100 pessoas entre voluntários e entidades se mobilizaram e participaram no domingo, 21, de uma ação voluntária de conscientização e limpeza do Rio Itajaí-Açu, no centro de Rio do Sul. Foram recolhidos cerca de setecentos quilos de lixo do rio e das margens, em um ato que mobilizou a comunidade no Parque Harry Hobus.

Chama a atenção a variedade de lixo e resíduos que as pessoas ainda descartam inadequadamente. Fogões, geladeiras, colchão, restos de móveis, roupas, embalagens e centenas de garrafas plásticas ou de vidro foram recolhidas pelos grupos que navegaram em quatro embarcações conduzidas pelos Bombeiros Militares e Defesa Civil. O resíduo foi separado e encaminhado para reciclagem e aterro sanitário.

O Consórcio Empresarial Salto Pilão (CESAP) marcou presença ativa na ação, apresentando a exposição fotográfica da campanha "O rio Itajaí pede a nossa ajuda", desenvolvida em seis municípios do Alto Vale, na qual a comunidade pôde interagir com a apresentação e levou ainda mudas de árvores para plantio. Além disso, o CESAP participou com a ajuda voluntária de seus colaboradores e contribuiu ainda com materiais para a coleta de lixo, como sacos e luvas.

O excesso de lixo nas margens do rio ainda preocupa. Para o Prefeito José Thomé, “700 quilos é um volume muito preocupante. Por iniciativas como esta, da forma como as pessoas ficaram impressionadas ao ver os materiais retirados pelos voluntários, é que devemos estimular ainda mais o cuidado com o meio ambiente. Rio do Sul tem história com o rio e precisa manter este cuidado diariamente", comentou.

Como demonstração de engajamento na causa comum em relação ao meio ambiente, o Município de Rio do Sul tem instituído na segunda semana de setembro, o “Dia de Limpeza dos Rios”, implementado através do Projeto de Lei 087/2018, de autoria de Câmara de Vereadores de Rio do Sul.

Participaram da ação voluntários a prefeitura de Rio do Sul e suas diversas secretarias, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, IMA, Consórcio Empresarial Salto Pilão, Câmara de Vereadores, Guarda Municipal e Guarda Municipal Mirim, Celesc, União das Associações de Bairros e Say Muller.

 

 


Comunicação Social
Contato do CESAP para relacionamento social
comunicacao@usinasaltopilao.com.br
(47) 3353-9106