Parceria Votorantim pela Educação (PVE) inicia terceiro ciclo de formação nos municípios de Apiúna, Ibirama e Lontras

O Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) chega ao 3ª ciclo em 2018 contabilizando importantes resultados e segue em ritmo acelerado para contribuir com a qualificação de práticas de gestão educacional e com a mobilização social de comunidades em prol da melhoria da educação.
Publicado em: 11.09.2018

Técnicos de Secretarias, Diretores, Alunos e Comunidade recebem até o próximo dia 18 de setembro, o 3º Ciclo de atividades com ações para impulsionar e melhorar a educação pública dos três municípios.

Desde 2017, o PVE tem focado em ações para o fortalecimento da gestão, que envolve a qualificação de técnicos das secretarias de Educação, gestores educacionais e escolares. Neste ano, ficou definido o tema “Gestão com Foco na Aprendizagem”, apoiando os gestores na análise de resultados e qualificação das rotinas de acompanhamento e formação, a fim de que os alunos aprendam mais, melhor e no tempo certo.

Nos três municípios, as atividades de formação envolvem dezenas de profissionais, que compartilham os conhecimentos adquiridos com os professores de todas as escolas municipais.

O percurso anual do programa está dividido em quatro ciclos e no intervalo entre eles os municípios desenvolvem ações de melhoria em seus três eixos de atuação: Gestão Escolar, Gestão Educacional e Mobilização.

Idealizado pelo Instituto Votorantim, o PVE é realizado em forma de “polo” nos municípios de Apiúna, Ibirama e Lontras, através do CESAP - Consórcio Empresarial Salto Pilão, responsável pela Usina Hidrelétrica Salto Pilão.

O Projeto conta também como apoio da Equipe Pedagógica da Comunidade Educativa (CEDAC) um importante parceiro na aplicação das melhores práticas de Gestão do PVE.

 

Comunidade presente

Uma frente importante do PVE é a de mobilização social que visa engajar a comunidade para participar de ações por uma educação de qualidade. Neste ano, as atividades têm o foco na leitura e são desenvolvidas durante todo o ano nas escolas e na comunidade.  No primeiro e segundo ciclos do programa, foram identificados os atores sociais e institucionais para a composição dos grupos de mobilização. Diversos projetos estão sendo desenvolvidos nos municípios, como a implantação de espaços de leitura, melhorias de bibliotecas e formas de tornar o livro mais acessível aos alunos.

Entre as atividades desenvolvidas nos três ciclos, tanto na capacitação de profissionais quanto na mobilização social, estão: estruturação de redes formadas pelos diversos segmentos da sociedade em prol da educação; acompanhamento de projetos de leitura nas escolas; formalização de parcerias, dentre outros.

 

Desafio Criativos da Escola

O Desafio Criativos da Escola, iniciativa do Instituto Alana e que também encontra-se inserido no PVE, tem o objetivo de fomentar o protagonismo juvenil e irá selecionar equipes de estudantes que trabalham para transformar a realidade em suas localidades.

Vários projetos estão sendo desenvolvidos pelos alunos e, em cada cidade será premiado um destaque municipal e esses concorrem na categoria destaque nacional. As inscrições encerram-se no dia 1º de outubro e as comissões locais irão realizar a escolha dos melhores projetos.

 

 


Comunicação Social
Contato do CESAP para relacionamento social
comunicacao@usinasaltopilao.com.br
(47) 3353-9106