Votorantim 100 anos: uma história construída com gente e coragem

A companhia, de controle familiar, completou 100 anos em 2018. É mais de um século de compromisso com o desenvolvimento do país, investimento em empresas de diversos segmentos e negócios duradouros, contribuindo para o crescimento das cidades e para a melhoria da vida das pessoas
Publicado em: 27.08.2018

Com história para contar, capacidade de inovar e de se antecipar aos desafios e mudanças, o compromisso do Grupo se renova dia-a-dia, com o olhar direcionado para o futuro. Essa trajetória, incomum na história empresarial brasileira, começou com a coragem de empreender e de inovar dos pioneiros que iniciaram os negócios e que segue viva com as gerações seguintes.

Assim, construiremos juntos os próximos 100 anos. E além.

 

Educação como legado

Desde o princípio,  a educação sempre foi prioridade para a Votorantim. Por isso, como principal bandeira para marcar os 100 anos, o Grupo tem pautado seu compromisso com a educação básica de qualidade.

Através do Instituto Votorantim e das empresas investidas, o CESAP desenvolve desde 2017,  junto às Secretarias Municipais de Educação de Apiúna, Ibirama e Lontras o Projeto PVE - Parceria Votorantim pela Educação contribuindo para uma agenda estratégica que é a melhoria da educação pública a partir da qualificação de práticas de gestão e da mobilização social de comunidades.

O PVE está presente em mais de 100 municípios onde o Grupo atua, contribuindo para a melhora na educação, mensurada por meio das avaliações do ensino básico feitas pelo MEC. O programa permanece até quatro anos em cada cidade, capacitando os gestores públicos municipais da área de educação.

 


 

História feita de gente

A Votorantim foi fundada em 9 de janeiro de 1918, em um Brasil que somente três décadas antes havia abolido a escravatura e proclamado a República. Nasceu na região de Sorocaba/SP com uma fábrica de tecidos.

Os pioneiros foram visionários quando decidiram investir na indústria de base, ainda nos anos 1930, quando o Brasil era um país eminentemente agrícola. Tiveram a coragem de construir uma fábrica de alumínio, nos anos 1950, quando ninguém acreditava que o Brasil pudesse concorrer nesse setor com o Canadá e com os EUA. 

Tomaram a decisão de construir suas próprias usinas hidrelétricas para fornecer energia para suas fábricas, a partir dos anos 1950, quando perceberam que o poder público não teria condições de fazê-lo. E ainda fizeram isso com uma visão de preservação da natureza totalmente inédita para os padrões da época.

A vocação da Votorantim Energia para construir usinas e gerir ativos evoluiu com o passar do tempo e, nos últimos anos, a empresa desenvolveu a expertise de comercializar a energia para outras empresas e operar no mercado. Isso a tornou uma das três maiores comercializadoras do país. 


 

Presença

A Votorantim está presente na região de Apiúna, Ibirama e Lontras através da participação acionária no Consórcio Empresarial Salto Pilão (CESAP), responsável pela Usina Hidrelétrica Salto Pilão.  O CESAP tem como investidores, o Grupo Votorantim, através da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) com 60%, DME Energética, com 20% e Companhia Geração de Energia Pilão (CGEP) com 20 %.

A Usina conta com potência instalada de 191,89 MW, conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e despachada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), é de grande importância para a região, gerando energia elétrica e impulsiona o desenvolvimento do Brasil.

 

 

Assista o vídeo institucional:

https://www.youtube.com/watch?v=bw6lVPCWy-8

 

 

 


Comunicação Social
Contato do CESAP para relacionamento social
comunicacao@usinasaltopilao.com.br
(47) 3353-9106