Projeto PVE contribui com evolução do IDEB nos municípios de Apiúna e Ibirama

Publicado em: 05.10.2020

Os municípios de Apiúna e Ibirama apresentaram evolução no rendimento escolar e no desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, divugado no mês de setembro, cuja aferição acontece de dois em dois anos pelo Ministério da Educação (MEC).

Os resultados mostram que nos dois municípios, a nota das séries iniciais do Ensino Fundamental, ultrapassaram as metas estabelecidas na rede municipal de ensino.

Em Apiúna, o índice atual é de 6.4,  acima da meta para 2019 que era atingir 6.0. Em Ibirama, o índice saltou de 6.1 para 6.8, registrando um crescimento bastante expressivo. Ambos os municípios registraram evolução nos indicadores, acima das médias estadual e nacional.

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, os índices da Educação de Apiúna e Ibirama estão acima da média do Estado, que é de 6.3 e acima da média nacional que é de 5.7.

Já nas séries finais do Ensino Fundamental, Apiúna alcançou o índice de 5.8 e Ibirama de 5.6, situando-se também acima da média catarinense e nacional que é de 4.9.

Nos dois municípios, o CESAP atua com o Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), através de parceria com o Instituto Votorantim, onde o compromisso está diretamente ligado ao acompanhamento e evolução desse índice (Ideb), além de contribuir para a melhoria da gestão da educação pública com o envolvimento de diretores, coordenadores pedagógicos e secretários de educação. O acompanhamento do índice nessas localidades é uma das maneiras do PVE auxiliar na qualificação das práticas de gestão educacional, envolvendo, também, a comunidade na mobilização social.

 

O PVE e a melhoria da educação

A escolha da educação como uma das bandeiras do Consórcio Empresarial Salto Pilão (CESAP), através dos Projetos Estruturantes, é por acreditar na capacidade transformadora que exerce na sociedade. 

“Acreditamos que uma educação de qualidade é que tem o maior potencial em formar cidadãos mais conscientes e, com isso, gerar valor e oportunidades. Nós do CESAP, parabenizamos as equipes das Secretarias de Educação dos Municípios de Apiúna e Ibirama, por alcançaram resultados positivos e por acreditarem no programa. Estamos juntos e sabemos que podemos ainda mais, porque educar e ensinar é uma tarefa contínua que exige amor e muito empenho individual e coletivo”, destaca o Gerente do CESAP Luís Cláudio Ribeiro.